Secretário-Geral da ONU: “Crise de Fake News”



Desinformação é crise perigosa associada a de Covid-19


António Guterres, numa mensagem emitida ontem, dia 14 de abril de 2020 disse que enquanto o mundo luta contra a pandemia mortal da Covid-19 - a crise mais desafiadora desde a Segunda Guerra Mundial - estamos a ver outra epidemia, uma perigosa epidemia de desinformação.


No entanto, a "epidemia de desinformação" global está a espalhar-se. As falsidades estão enchendo as ondas de rádio e as teorias da conspiração selvagens estão a infectar a Internet. O ódio está-se a tornar viral, estigmatizando e difamando pessoas e grupos.


O secretário-geral das Nações Unidas assegura que a vacina contra o novo Coronavírus é de confiança. Por isso, pediu para que se confie na ciência.


Guterres saudou os jornalistas e outros que verificam a montanha de histórias enganosas e posts nas redes sociais.


A confiança nas instituições é um outro apelo do chefe da ONU, mas também confiar um no outro. "O respeito mútuo e a defesa dos direitos humanos devem ser a nossa bússola para enfrentar esta crise", acrescentou.


"Juntos, vamos rejeitar as mentiras e bobeiras que circulam por aí. Hoje, estou anunciando uma nova iniciativa de resposta às comunicações das Nações Unidas para inundar a Internet com fatos e ciência e combater o crescente flagelo da desinformação, um veneno que está a colocar ainda mais vidas em risco", observou.


https://www.un.org/sg/en/content/sg/statement/2020-04-14/secretary-generals-video-message-covid-19-and-misinformation


0 visualização

Fact Checking Website

admin@nobaschecker.org

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

Subscribe

© 2020 Pela InnovaLab, BIGTechnologies e parceiros