Guiné-Bissau: Primeiro óbito por Covid-19, 53 infecções, 21 recuperados e 31 ainda activos

A Guiné-Bissau registou a primeira morte pelo Coronavírus. A vítima mortal trata-se do comissário nacional da Polícia da Ordem Pública, brigadeiro general comodoro Biom Na Tchongo, de 59 anos de idade, faleceu ontem, dia 25, no Hospital Nacional Simão Mendes.


Em conferência de imprensa, um dos membros do COES (Centro de Operações de Emergência em Saúde), Dionísio Cumbá, disse que foram analisadas 37 amostras de pessoas suspeitas, dentre as quais, três deram positivos.


Entre os 37 testes de hoje, 20 foram repetidos e nesta repetição 18 acusaram negativos (recuperados) e dois reconfirmaram positivos e 16 novos diagnósticos resultaram negativos.


O obituário era o único caso novo entre os 37 analisados. O falecido era um hipertenso e diabético. Chegou ao Hospital Simão Mendes no dia 24 de Abril numa situação de avançado estado de infecção pela Covid-19 e já era tarde para se salvar a vida.


PRECAUÇÕES

Dionísio Cumbá admitiu ser difícil controlar a cadeia de transmissão que a vítima mortal possa deixar devido a natureza na sua função que já vinha desempenhando no Ministério do Interior.


"Já demos instruções para manter em quarentena todos os que tiverem contactos directos com o malogrado, desde o Ministério do Interior, famílias, incluindo a equipa médica que esteve de serviço para o seu atendimento no hospital", disse Cumbá.


De recordar que o primeiro caso da Covid-19 foi confirmado no país a 25 de Março de 2020 e desta data a hoje, 26 de Abril, foram confirmadas 53 infecções, das quais, 21 recuperados, 31 ainda activos e um (1) óbito.


A equipa do "Nobaschecker" acompanha a atualidade da Covid-19 minuto a minuto para manter os leitores informados com factos reais. O óbito que se referiu nesta notícia, não foi identificado o seu nome na conferência de imprensa por motivos protocolares mas o "Nobaschecker" apurou a identidade e adiantou.


Confira a conferência de imprensa https://www.facebook.com/1650022425253721/posts/2548501882072433/



293 visualizações

Fact Checking Website

admin@nobaschecker.org

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

Subscribe

© 2020 Pela InnovaLab, BIGTechnologies e parceiros