FAKE NEWS: "Vladimir Putin encomenda Chá do Madagáscar e pede África a não seguir OMS"


Falsa notícia (Fake News) é posta a circular nas redes sociais (Facebook) de que Vladimir Putin acaba de fazer uma encomenda de Covid-organic para a Rússia e pede aos africanos que não sigam OMS.


O "Nobaschecker", no âmbito da sua missão de identificar e desmentir notícias falsas relacionadas com a Covid-19, recorreu-se à AFP e outros órgãos de comunicação para apurar a veracidade dessa notícia e confirmou que era uma pura Fake News.

A Agência France Press (AFP) publicou ontem, dia 19 de Maio, a notícia que desmente a informação da alegada encomenda do Presidente da Rússia do chá de ervas malgaxe para o povo russo.


A "AFP" afirmou não haver nenhum registo dessa notícia em Moscovo. A Rússia encomendou o chá de ervas malgaxe que é suposto curar o coronavírus? Não há registo de tal pedido de Moscovo..., Lê-se na notícia.


A "AFP" disse que o texto é partilhado por milhares de vezes no Facebook e o mesmo afirma que Vladimir Putin teria "encomendado" um milhão de lotes de Covid-Organics, o chá de ervas malgaxe apresentado como um remédio contra o novo coronavírus.


O mais grave aquela falsa notícia é que o autor diz que o Presidente russo apela aos africanos para que "não sigam a OMS", que não reconhece este remédio. Estas alegações não estão provadas: a Rússia nunca anunciou tal "ordem".


Para mais detalhes, faça clique no link abaixo onde poderá encontrar o desmentido da AFP com o texto original na versão da língua francesa.


FONTE: 👉https://factuel.afp.com/la-russie-commande-la-tisane-malgache-censee-guerir-le-coronavirus-il-nexiste-aucune-trace-dune


Por: nobaschecker.org


0 visualização

Fact Checking Website

admin@nobaschecker.org

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

Subscribe

© 2020 Pela InnovaLab, BIGTechnologies e parceiros