FAKE NEWS: "País africano que recusar vacina europeia contra Covid-19 não viajará para Europa"

É pura Fake News (falsa notícia) a ser veiculada nas redes sociais de que o Presidente francês, Emmanuel Macron, declara cortar relações com qualquer país africano que o seu povo recusar o uso da vacina europeia contra a Covid-19 e, a população de um Estado africano que rejeitar o tal remédio europeu não viajará para Europa e muito menos para a França.


Nessa notícia falsa, que alegadamente ter sido proferida pelo Chefe de Estado da França, lê-se que, citamos as palavras atribuídas ao Emmanuel Macron, "continuamos procurando vacina contra Coronavírus, mas espero que as nossas pesquisas já estejam no seu crespúsculo, e todos os países do mundo, especialmente de África que não vão usar as nossas vacinas, vamos cortar todas as relações com eles e nem virão fazer turismo em França", fim de citação.


"A Ásia pode nos trair mas a África não, o continente africano sabe onde estava e como a Europa o ajudou" são palavras que supostamente teriam sido proferidas por Emmanuel Macron, mas que na verdade é pura e simplesmente uma Fake News.


Uma das páginas de facebook denominada "Liro Latest News", que publicou essas informações, indica "France24" e "Tvi24" como fontes. Após verificar os sites desses canais de TV, a equipa nobaschecker.org não encontrou nenhum artigo que trata dessas informações.

Essa notícia não se encontra publicada em nenhum órgão de comunicação social de reputação internacional, o motivo mais do que suficiente para classificá-la como FAKE NEWS.


Ao mesmo tempo, lê-se nas medias de que "O presidente francês Emmanuel Macron, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente sul-africano Cyril Ramaphosa estavam entre os que se juntaram numa videoconferência para lançar o que a OMS chamou de "colaboração histórica" para combater a pandemia.

O objetivo é acelerar o desenvolvimento de medicamentos, testes e vacinas seguros e eficazes para prevenir, diagnosticar e tratar o COVID-19, a doença pulmonar causada pelo novo coronavírus - e garantir acesso igual aos tratamentos para ricos e pobres.

A equipa do "Nobaschecker", comprometida pela verificação e distinção entre as notícias falsas e verdadeiras, cuja missão essencial, é desmentir as falas informações ligadas à atual pandemia do novo Coronavírus no mundo. Esta atribuída como fonte o Presidente da República de França é uma das muitas outras fabricadas falsamente para confundir a opinião pública.


Fonte: https://www.reuters.com/article/us-health-coronavirus-who/world-leaders-launch-plan-to-speed-covid-19-drugs-vaccine-us-stays-away-idUSKCN2261M7


Por: nobaschecker.org


41 visualizações

Fact Checking Website

admin@nobaschecker.org

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

Subscribe

© 2020 Pela InnovaLab, BIGTechnologies e parceiros