FAKE NEWS: “OMS alerta sobre máscaras infectadas que chegam ao Brasil”


Esta a circular um vídeo de um minuto em que aparece o Dr. Tedros Adhanom Ghebreysus (OMS) numa conferência de imprensa, e nele ouve-se um homem que diz que a” OMS alerta que máscaras vindas da China e da India estão a apresentar um alto grau de contaminação pelo Coronavírus”. Ainda alerta que “Essas máscaras são produzidas às pressas, em lugares impróprios e sem o mínimo controlo”.


O Dr. Tedros Adhanom Ghebreysus não fez essa declaração como se pode consultar no site da OMS que contem a transcrição de todas as confêrencias de imprensa pelo Director Geral. O vídeo utilizado é da conferência de imprensa do dia 8 de abril, mais precisamente, no momento que fala das ameaças que diz ter sofrido, sendo que nesse dia o Director Geral não falou de máscaras, contaminadas ou não.


Acrescenta-se que no dia 24 de Abril, O Ministério da Saúde do Brasil publicou na sua pagina dedicada ao combate ao Fake News que “O Ministério da Saúde afirma que não há nenhuma evidência que produtos enviados da China para o Brasil tragam o coronavírus (COVID-19). Argumenta ainda que os vírus geralmente não sobrevivem muito tempo fora do corpo de outros seres vivos, e o tempo de tráfego destes produtos costuma ser de muitos dias”.

Fonte: OMS - https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19--8-april-2020 Ministério da Saúde do Brasil - https://www.saude.gov.br/fakenews/46777-mascaras-de-doacao-da-china-sao-contaminadas-com-coronavirus-e-fake-news


Por: Dra Mariana Neves, parceira de nobaschecker.org e Administradora do grupo "Fake News - Covid 19"

0 visualização

Fact Checking Website

admin@nobaschecker.org

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

Subscribe

© 2020 Pela InnovaLab, BIGTechnologies e parceiros