FAKE NEWS: “O Ministério de Saúde mente ao povo, não há Coronavírus na Guiné-Bissau”

Contrário ao alegado na mensagem, O “nobaschecker.org”, constatou que o Laboratório da Saúde Pública tem condições necessárias para testes ao Covid-19, isto de acordo com o Alto Comissário para a luta contra a Covid-19 na Guiné-Bissau, Dr. Aladje Baldé.


[Vídeo da visita do laboratório nacional pela equipa de nobaschecker.org com a chefe do Laboratório Dra Sabado Fernandes]

Este afirmou que o Laboratório Nacional de Saúde Pública do país (LNSP) tem condições, materiais, tecnológicas e humanas necessárias para fazer face à pandemia da Covid-19 na vertente laboratorial para o diagnóstico de casos. Acrescentou que a Metodologia utilizada LNSP foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o laboratório está a trabalhar em estreita colaboração e acompanhamento de várias instituições homólogas (laboratórios) de outros países, incluindo o de Portugal.


O Dr. Baldé assegurou ainda que, em apenas duas horas o laboratório tem a capacidade de testar 192 pessoas suspeitas de infeção por Covid-19, mas os casos de amostra que a instituição tem recebido até aqui não ultrapassam 90 casos suspeitos diários.


“Em termos do material, neste momento o laboratório está preparado para corresponder quaisquer que sejam as exigências da atualidade porque os equipamentos que estamos a usar é o mesmo que utiliza em qualquer parte do mundo”, afirmou Aladje Baldé.


Quanto aos recursos humanos, há uma equipa de técnicos altamente qualificados e independentemente do atual momento do Coronavírus, o pessoal desta instituição já vinha sendo preparado há vários anos na vertente de formação para enfrentar eventuais calamidades que possam surgir.


Essas declarações do Alto Comissário vêm desmentir as informações postas a circular nas páginas pessoais de alguns indivíduos nas redes sociais. Nessas fake news postadas nas redes sociais pode-se ler “O Ministério de Saúde mente ao povo, não há Coronavírus na Guiné-Bissau”, fim da citação.


Assista ao vídeo da entrevista com o Dr. Baldé:


Por: Team nobaschecker.org

0 visualização

Fact Checking Website

admin@nobaschecker.org

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

Subscribe

© 2020 Pela InnovaLab, BIGTechnologies e parceiros