FAKE NEWS: "Circula dinheiro falso em Bissau"


BCEAO reage e desmente em comunicado de imprensa que o "nobaschecker.org" teve acesso que a informação que circula das redes sociais que dá conta de que, citamos: "BCEAO ALERTA: Dinheiro falso em Bissau", fim de citação, a instituição bancária subregional qualifica a notícia como falsa e fraudulenta.


Lê-se na notícia desmentida que, "O BCEAO informa os bancos, instituições financeiras, comerciantes e a população do Benim, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, Mali, Níger, Senegal e Togo que foi informado da circulação de números de série falsificados nas notas de 10.000 e 5.000 francos CFA, bem como das medidas de largura e comprimento das suas notas, que já não são as mesmas".


O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) nega formalmente ser ele a fonte desta informação que chamou de maliciosa. O banco assegura que é o único responsável pela contrafacção das notas.


A instituição bancária insta o público a estar extremamente vigilante e a referir-se apenas para os canais oficiais de comunicação habituais do Instituto emissor.

A este respeito, BCEAO recorda que todos os seus comunicados de imprensa são publicados no seu sítio Web em Internet www.bceao.int, bem como na imprensa escrita e nos meios audiovisuais.


O BCEAO reserva-se o direito de intentar uma acção judicial contra operpetradores e cúmplices de actos e mensagens susceptíveis de danificar os sinais e símbolos da moeda com curso legal nos Estados-Membros da União Monetária Ocidental.


Fonte: https://www.bceao.int/fr/communique-presse/communique-de-la-bceao-la-bceao-informe-le-public-que-des-messages-frauduleux-qui


In Nobaschecker.org

64 visualizações

Fact Checking Website

admin@nobaschecker.org

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

Subscribe

© 2020 Pela InnovaLab, BIGTechnologies e parceiros