FAKE NEWS: "CADÁVERES SÃO TRANSPORTADOS DE MOTO NA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU"


Mais uma falsa e humilhante informação sobre a Guiné-Bissau dá conta que em certas regiões do país os cadáveres são transportados de motos de uma cidade para outra devido ao elevado preço cobrado no aluguer de viaturas. É pura Fake News.


Na verdade, essa informação existe mas não na Guiné-Bissau. A notícia verdadeira refere uma situação que acontece no Congo.


Também, a imagem usada nessa notícia relacionada com a Guiné-Bissau foi tirada e publicada em 2019 no referido país africano (Congo).


Uma parte da versão original da informação foi traduzida de língua francesa para portuguesa para os leitores da comunidade lusófona conforme poderá ver a originalidade da notícia através do link que a "Nobaschecker" vocacionada para desmentir informações falsas vai colocar abaixo.


O autor da falsa informação relacionada com a Guiné-Bissau aproveitou a notícia da superlotação da Morgue do Hospital Simão Mendes, em Bissau, e lançou a sua Fake News nas redes sociais.


NOTÍCIA VERDADEIRA:👇

Kwilu: 100 USD para o transporte de um cadáver de Kikwit para Tshikapa por motocicleta !

Há já algum tempo que existe uma situação preocupante na cidade de Kikwit onde pessoas mortas, embrulhadas em folhas e pedaços de madeira, são colocadas numa posição sentada no local de passagem e amarradas com cordas ao condutor (para que o cadáver não caia) e são assim transportadas de Kikwit para Tshikapa, no Kasai, em motocicletas pela soma de 100 USD.


Esta prática, que se tornou comum nesta parte do país, justifica-se pelo facto de a cidade de Tshikapa ser largamente carente de mortuárias e de infra-estruturas equipadas para guardar os mortos. A isto juntam-se as dificuldades nos meios de transporte de cadáveres e de doentes.


Esta situação preocupa a população desta região, que descreve esta prática como uma falta de respeito pelos mortos, e apela ao Estado congolês para que venha em seu auxílio a fim de pôr fim a esta consternação.


Por: nobaschecker.org

0 visualização

Fact Checking Website

admin@nobaschecker.org

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

Subscribe

© 2020 Pela InnovaLab, BIGTechnologies e parceiros