FACT: Uso das máscaras para todos é Fake news ?



Sim a Organisation Mondiale de Saúde (OMS) mudou de ideia em relação à utilização de máscaras. Antes aconselhava que só os técnicos de saúde em pleno serviço e os doentes diagnosticados por coronavírus é que devem usar máscaras, mas com o evoluir da pandemia da Covid-19, a entidade encarregue pela saúde pública mundial já tem ideia diferente. Fonte: https://www.abola.pt/nnh/2020-04-03/oms-muda-de-ideias-sobre-o-uso-de-mascara-correio-da-manha/837555


As autoridades sanitárias da Guiné-Bissau recomendaram desde o dia 8 de Abril o uso de máscara para deslocações aos mercados e insistiram na necessidade de os guineenses cumprirem com as recomendações e permanecerem em casa para prevenir a pandemia do novo coronavírus. Fonte: https://24.sapo.pt/noticias/internacional/artigo/autoridades-da-guine-bissau-recomendam-uso-de-mascara-para-ida-aos-mercados_28604592.html


Especialistas em matéria de saúde públicas recomendam que toda a gente deve usar máscaras de proteção. Na insuficiência das apropriadas, o uso das confecionadas com pano são alternativas viáveis para travar a velocidade de transmissão do Coronavírus de pessoa para pessoa.


A médica Lizandra disse que é normal a mudança da ideia pela OMS porque a situação está em atualização conforme a evolução da pandemia. Agora, "eu recomendo o uso das máscaras para toda gente", sugeriu.


Lizandra considerou que a situação é muito preocupante, o mais agravante ainda é que até ao momento da publicação deste artigo, a Guiné-Bissau não possui um stock suficiente de máscaras de proteção a venda nas farmácias, daí a necessidade de recurso às máscaras confecionadas para minimizar a velocidade de transmissão.


A médica de clinico geral, Fatoumata Diaraye Diallo disse que o número de pessoas infetadas na Guiné-Bissau, embora assintomáticas é elevado, por isso, uma das formas de impedir que os infetados transmitam o vírus pelas vias respiratória e oral é usar as máscaras e lavar as mãos com água e sabão de 20 em 20 minutos.


Na opinião da médica Diaraye, o uso de máscaras pode reduzir bastante o número transmissões. Advertiu que, na Guiné-Bissau, pelo histórico que se apresenta, o país pode ter muitos casos assintomáticos, pois os próprios infetados não sabem que estão infetados, por isso, colocando mascaras que conferem 68% da proteção é uma medida preventiva indispensável.


“As máscaras de pano te protegem até duas horas de tempo. Depois desse período, devem ser lavadas com água e sabão e passadas a ferro. Assim, voltam a estar prontas para a reutilização”, afirmou Diaraye Dialló.


Um estudo de Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América, publicado no dia 4 de Abril em curso afirma que é necessário que as pessoas utilizem máscaras de pano nos lugares onde não é possível manter o isolamento social.


De acordo com a pesquisa do CDC, as transmissões comunitárias da Covid-19 ocorrem facilmente em locais com a aglomeração de pessoas, ainda que essas respeitem a significativa uma das outras. “Logo, é necessário que todas as pessoas estejam utilizando máscaras para proteger narinas e a boca”, acrescentou o estudo.


Dra. Fatoumata Diaraye Diallo: médica clinico geral, terminou a formação em 2009, na Universidade Federal do mato grosso do Sul, no brasil. Atualmente colocada no Centro Materno Infantil, em Bissau mas antes passou pela Casa Emanuel, Cumura e Clinica de Bôr.


Dra. Lizandra Mariza Gomes Cabral dos Reis: médica licenciada em medicina Geral pela universisade Russa amizade entre os povos desde 2008. Pós graduada em Saúde pública desde 2014 pela OOAS (Organização Oeste Africana de Saude). Mestrado pela universidade de Ghana Epideemiologia e Controlo das Doenças. Dra Lizandra conta com mais de 12 anos de experiência profissional. Durante estes anos exerceu em diferentes sectores (Publico e Privado) contribuindo na melhoria do estado de saúde da população em geral, elaborando estratégias na diminuição dos indicadores de saúde.Piores indicadores na mortalidade materna infantil.


Por: Fact checking team "noticiaschecker.org"



0 visualização

Fact Checking Website

admin@nobaschecker.org

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Twitter Icon

Subscribe

© 2020 Pela InnovaLab, BIGTechnologies e parceiros